04 December 2010



ao passar pelo serviço de imigração dos Estados Unidos semana passada de volta duma viagem a Lisboa, a minha interação com o agente que me atendeu me deixou vergonhas que não há como as corrigir. ao perceber que tenho nacionalidade brasileira, comentou, o tal official, que gostava muito dos brasileiros, que os brasileiros eram sempre alegres, mais bonitos, mais educados, que falavam na maioria das vezes inglês relativamente bem, enfim, que os brasileiros a ele lhe pareciam mais europeus que "let's say the Peruvians, for example". a esse comentário preconceituoso e em qualquer outra circunstância eu teria respondido em tom contundente. mas naquele momento, apenas exibi um sorriso discreto (de fato, vergonhoso) para que eu pudesse dali sair o quanto antes possível.

é pena que aquele official não conheça o povo andino, o povo que é sempre visitado pela maior ave voadora do mundo, o condor andino, que é também o símbolo nacional da Colômbia, Equador, Bolívia e Chile, e integra os brasões oficiais destes países, além de cumprir um importante papel no folclore e na mitologia das regiões andinas da América do Sul.