25 April 2013

Os êulikes

         Mamífero de pêlo denso e encaracolado, os êulikes são originários da Escandinávia. Ainda que tenham se espalhado por todo o mundo, o trole lento dos bois, em manadas  tristes feito morrer, os êulikes são bichos vivos e bem alerta.
Ver um deles já é ter visto todos, ou quase todos - há um êulike, só um, segundo antiga lenda filandesa, vivendo nas montanhas, a salvo de todo olhar e de toda curiosidade, protegido também da convivência com seus pares, este cotidiano inóspito e, alguma vez, sanguinário, em que cunhados se matam e mães suicidam-se nos domingos desprevenidos.
Um só êulike-rei (kingzêulike) nutrindo-se de sua solidão montanhesa é assim que um sol a beber, na água que desde os riachos, direto do coração da montanha. E porque seja dessa maneira, o êulike-rei (kingzêulike) já começa a criar, de cada um dos flancos, a penugem esbranquiçada, muito mais tarde, daqui a uns três milhões de anos, será deles as fortes asas.
       Quanto aos outros êulikes, estes que, imersos na companhia a mais constante, vagam pela Terra, só resta a eles uma esperança - o dia em que possam dizer a seus pares UMA INTENSA, AGUDA E NUNCA ESQUECIDA PALAVRA DE AMOR. Se bem perguntem por que o êulike da montanha não alcança nunca dizer exata que, já no instante seguinte, dissolve qualquer intento namorador.
       Os êulikes são animais dúbios chorando seus infortúnios de si, e precisam ver como, agregados, em bandos com milhares de cabeça, mugem, e balem e ganem, numa profusão de ruídos capaz de enlouquecer quem os escute. (grifo meu)

- Wilson Bueno in Jardim Zoológico - Diga-se de passagem, isso é o melhor que tenho lido de poesia em prosa inserida dentro dum realismo mágico e zoologia por demais peculiares. Enche minha alma de alegria!