20 April 2013

Le Misanthrope

Diziam-me quando eu ainda era criança que ser dada à curiosidade excessiva, principalmente através da leitura, me levaria à sandice. Ao que me parece no presente momento julgam-me sã. A curiosidade infantil se expandiu em conhecimentos afins e o resultado foi um auto-isolamento proposital. O que é que se passa agora? Ando a ler na rede sobre esse tal de Toro Jubilo tido como "festival" na Espanha quando os locais, para não lhes chamar de bárbaros primitivos, põem fogo nos chifres de um boi de apenas três anos. O coitado do animal corre sófrego por uma arena durante uns quarenta minutos enquanto é fincado por homens que se passam por toureiros. Ao fim desse tempo, exausto, salivando, olhos esbugalhados, o touro então é sacrificado. Tudo isso se passa à vista de uma audiência constituída de pelo menos mil e quinhentas pessoas, cujos pais trazem as suas crias para presenciar a tortura. Onde é que estão as leis? Ah, mas quem é que se preocupa com os direitos animais? Pois então que o tal feito seja considerado abuso infantil. Mas algo há que ser feito. Je suis trés misanthrope, mon Dieu!

Le Misanthrope de Molière, interprété par Gérard Philipe