11 July 2010

África do Sul

Invictus

Out of the night that covers me,

Black as the pit from pole to pole,

I thank whatever gods may be

For my unconquerable soul.


In the fell clutch of circumstance

I have not winced nor cried aloud.

Under the bludgeonings of chance

My head is bloody, but unbowed.


Beyond this place of wrath and tears

Looms but the Horror of the shade,

And yet the menace of the years

Finds and shall find me unafraid.


It matters not how strait the gate,

How charged with punishments the scroll,

I am the master of my fate:

I am the captain of my soul. (William Ernest Henley)


Acabei de ver o filme Invictus, direção de Clint Eastwood. A ação se passa e 1995 e os eventos giram em torno da copa do mundo de Rugby disputada naquele ano e da presidência de Nelson Mandela. Enfim, pode-se ler mais sobre o filme através do link. A concidência é que hoje também foi a final da copa do mundo na África do Sul. Enquanto o mundo não está poupando elogios à Espanha - e merecidos, claro - estou pensando nesse país anfitrião da copa de 2010, e não há como não me emocionar, pois que além do filme, há o encerramento da copa da África do Sul com a presença de Mandela.

Essa copa foi um sucesso! Me lembro como havia muita desconfiança sobre a copa de 2010 na África do Sul. Os boatos, quase sempre preconceituosos, iam desde é muito perigoso lá; a África do Sul é a nação mais violenta do mundo até mesmo ao os brancos que lá forem não sobreviverão. Mas o que foi que a África do Sul nos mostrou? Que é possível fazer uma copa linda, pacífica e organizada mesmo que num país pobre, num país marcado historicamente pelo apartheid.

Que a copa de 2014 no Brasil continue mostrando ao mundo que outros países que não fazem parte do tal status quo econômico mundial podem promover uma copa de paz e de beleza como essa de 2010. Que o Brasil,então, em 2014 brilhe igualmente!

O meu ídolo nessa copa? Nelson Mandela. Como nos relembra o filme de Eastwood, foi Mandela, mais que ninguém, que contribuiu para acabar com a segregação na África do Sul e para unir todos os sul-africanos. E graças a tudo o que fez e o que representa hoje, a copa do mundo de futebol foi realizada em seu país. Invictus! Viva Nelson Mandela!